Com o sucesso do filme Maníaco do Parque no Amazon Prime Video, atualmente no top 1 da plataforma de streaming, grande parte do público vem recordando-se de outros crimes chocantes que ocorreram no Brasil e tiveram repercussão similar à do serial killer que aterrorizou São Paulo em 1998.
Assim como a história de Francisco de Assis Pereira, casos brutais e de comoção nacional como o da família Richthofen, do pequeno Evandro e da atriz Daniella Perez pararam o país, transformando-se posteriormente em documentários e sendo até adaptados para filmes ou séries ficcionais.
Para relembrar alguns desses casos tão ou mais famosos do que o do Maníaco do Parque, o Canaltech montou uma lista de 7 filmes e séries que retratam crimes de enorme repercussão nacional. As produções estão disponíveis em serviços de streaming como Netflix, Globoplay, Max, Telecine e o próprio Amazon Prime Video.
7. Franquia A Menina que Matou os Pais
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
Lançados em 2021, A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais foram os primeiros filmes nacionais produzidos sobre o caso dos Richthofen.
Duplo homicídio que ocorreu em 1999, o crime é um dos mais famosos do país e diz respeito às mortes do rico casal Manfred e Marísia von Richthofen, assassinados a mando da própria filha, a estudante de 18 anos Suzane.
Originais do Prime Video, os títulos são dirigidos por Maurício Eça e retratam de maneira dramatizada os autos do processo: o primeiro pela perspectiva de Daniel Cravinhos (namorado de Suzane que matou Manfred e Marísia com o irmão Cristian); e, o segundo, pela perspectiva da própria jovem, que abriu a porta da mansão em que vivia para que a dupla entrasse e matasse o casal à noite com marretadas na cabeça.
Além dos dois filmes, em 2023 o streaming lançou também A Menina Que Matou os Pais - A Confissão. Novamente estrelado por Carla Diaz (Chiquititas) e Leonardo Bittencourt (Malhação - Vidas Brasileiras), o drama policial funciona como uma sequência dos anteriores, só que agora contado do ponto de vista da polícia.
A Menina que Matou os Pais, O Menino que Matou Meus Pais e A Menina Que Matou os Pais - A Confissão podem ser vistos no Amazon Prime Video.
6. Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez
Produção da Max, Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez é uma série documental de cinco episódios sobre o assassinato da atriz Danielle Perez, em 1992.
Continua após a publicidade
Filha da diretora Glória Perez, Daniella colhia os frutos de seu sucesso com a personagem Yasmin da novela De Corpo e Alma quando foi encontrada morta em um matagal, assassinada a facadas pelo colega de elenco Guilherme de Pádua e sua então esposa Paula Nogueira.
O crime, ocorrido com indícios de ritual satânico, é apontado até hoje como parte do desejo de Guilherme de ter mais destaque e reconhecimento na novela.
Criado e dirigido por Tatiana Issa, o documentário relata o crime, a descoberta dos assassinos e o julgamento de Guilherme e Paula, além de contar com depoimentos da mãe Glória Perez, do esposo Raul Gazolla e dos amigos Fábio Assunção, Cláudia Raia, Eri Johnson e Alexandre Frota.
Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez está disponível na Max.
Continua após a publicidade
5. O Caso Evandro
Original Globoplay, O Caso Evandro é uma série documental de nove episódios sobre o caso do desaparecimento do menino Evandro Ramos Caetano, de seis anos. Sumido misteriosamente em 1992, em Guaratuba, no litoral do Paraná, Evandro foi encontrado morto dias depois, sem órgãos e com mãos e pés amputados.
Coberto de maneira bastante espetaculosa pela imprensa da época, o crime ficou conhecido na região como “as Bruxas de Guaratuba”, já que durante sua investigação foram descobertos desdobramentos envolvendo rituais satânicos, vingança e conspiração política, que levaram à revelação de muitos outros crimes.
Continua após a publicidade
A série, lançada em 2021 pela Rede Globo, é baseada no podcast de mesmo nome criado pelo jornalista Ivan Mizanzuk – também autor do livro O Caso Evandro: Sete acusados, duas polícias, o corpo e uma trama diabólica. Após ir ao ar no serviço de streaming, a produção provocou reviravoltas no caso, mostradas no último episódio do projeto, lançado pouco tempo depois.
O Caso Evandro pode ser assistido no Globoplay.
4. Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime
Continua após a publicidade
Minissérie documental de quatro episódios da Netflix, Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime é uma produção dirigida por Eliza Capai a respeito da morte do nipo-brasileiro Marcos Kitano, empresário assassinado e esquartejado em 2012 por sua esposa Elize Matsunaga.
Conhecido em todo o Brasil por ser o presidente da Yoki, famosa empresa de produtos alimentícios, Marcos foi alvejado à queima-roupa por Elize e cortado em pedaços posteriormente abandonados pela mulher em uma estrada.
Lançada em 2021, a minissérie se debruça sobre o caso pelo olhar da própria criminosa, entrevistada para o documentário quando já estava em liberdade provisória. Além do assassinato e das consequêncoas do homicídio, o título repercute também o relacionamento conturbado de Elize com Marcos, principal linha de defesa da condenada.
Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime pode ser visto na Netflix.
Continua após a publicidade
3. Ônibus 174
Documentário lançado em 2002 por José Padilha, Ônibus 174 é um longa-metragem sobre um dos episódios policiais mais marcantes da capital carioca.
Considerado pela Abraccine um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, o título se debruça sobre o sequestro do ônibus da linha 174, invadido na zona sul do Rio de Janeiro pelo criminoso Sandro Barbosa do Nascimento, uma das vítimas sobreviventes da Chacina da Candelária.
Continua após a publicidade
Ocorrido no ano de 2000, o caso ganhou enorme repercussão ao ser filmado e transmitido ao vivo pela TV, e culminou na morte do sequestrador e da professora Geísa Firmo Gonçalves, uma das passageiras feitas de refém no ônibus, após uma troca de tiros com a polícia.
Ônibus 174 faz parte do catálogo do Globoplay e do Telecine.
2. A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio
Continua após a publicidade
Mais um projeto da Netflix, A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio é um documentário brasileiro dirigido por Juliana Antunes a respeito do desaparecimento e morte da modelo Eliza Silva Samudio.
Ocorrido em 2010, o caso ganhou repercussão nacional por ter sido orquestrado pelo então goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes. A mando do criminoso, a modelo, que era amante e mãe do filho recém-nascido do atleta, foi sequestrada, mantida em cárcere privado, estrangulada e esquartejada, com seus restos mortais tendo sido dados a cachorros.
O filme lançado em 2024 se debruça sobre o caso, contado aqui do ponto de vista de pessoas próximas a Eliza. Revelando um lado íntimo pouco conhecido da vítima, o longa mostra a complicada relação entre a modelo e o goleiro, as constantes ameaças de Bruno e os pedidos de ajuda feitos pela jovem, e o desfecho trágico do caso.
A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio está disponível na Netflix.
Continua após a publicidade
1. Os Quatro da Candelária
Produção original da Netflix, Os Quatro da Candelária é uma minissérie de quatro episódios baseada no terrível episódio da Chacina da Candelária.
Um dos crimes mais bárbaros do país, o caso ocorreu em 1993, quando oito jovens foram assassinados a tiros enquanto dormiam nos arredores da Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Praticado por milicianos, que usavam a praça como ponto de venda de drogas, o crime tornou-se um marco na história da corrupção policial brasileira e na certeza da impunidade quando o assunto são vítimas pobres e negras.
Continua após a publicidade
Criada por Luis Lomenha e dirigida por Márcia Faria, a produção explora as 36 horas que antecederam a chacina, contando a história sobre a perspectiva de quatro crianças em situação de rua que sonhavam com um futuro melhor, mas que de alguma forma foram vitimizadas pelo massacre.
Além de Bruno Gagliasso (Dupla Identidade) e Maria Bopp (Vidas Bandidas), a série é estrelada pelos novatos Andrei Marques, Samuel Silva, Patrick Congo e Wendy Queiroz.
Os Quatro da Candelária estreia na Netflix em 30 de outubro de 2024.
Portanto, recapitulando
- Franquia A Menina que Matou os Pais (2021 e 2023)
- Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez (2022)
- O Caso Evandro (2021)
- Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime (2021)
- Ônibus 174 (2002)
- A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio (2024)
- Os Quatro da Candelária (2024)
Leia também:
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Veja o trailer do true crime brasileiro Maníaco do Parque
- Os 10 melhores documentários sobre serial killers